DESCONECTAR PARA CONECTAR

DESCONECTE-SE !

Por que na era da globalização, desconectar-se da rotina e especialmente do trabalho parece uma tarefa impossível? Porque estamos sempre conectados, envolvidos com o trabalho e encontrar um tempo livre neste espaço de tempo, parece ser irrelevante. Irrelevante no sentido de que não dedicamos muito tempo a pensar de forma explícita nisso. E quando dispomos deste tempo livre ainda nos encontramos conectados nas redes sociais, quando a nossa mente e corpo deveria estar conectado a tudo aquilo que nos traz a sensação de “paz” de “descanso”.

É claro que compreendemos que a tecnologia é uma janela ampla para o nosso conhecimento, e um meio de comunicação através das redes sociais. E como consequência, perdemos a conexão com tudo que está ao nosso redor. É mais provável que você converse com amigos pelas redes sociais do que marcar um encontro, como fazíamos anteriormente quando nada disto existia. Então podemos compreender que estar conectado praticamente em todo o seu tempo, faz com que você perca momentos, e as coisas boas da vida. Viver é bom, e existem maneiras de estar conectado sem precisar de um computador, celular ou tablet, e essa maneira é vivendo da melhor maneira possível.

Quando nos agarramos muito ao trabalho, sabotamos a nossa vida por causa dessa obsessão. Eu falo muito sobre mente e corpo, e mais uma vez eu digo como isto está ligado, pois quando a mente se encontra em um estado de “exaustão” ela se torna menos eficiente e o rendimento será menor. O que eu quero dizer é, quanto mais trabalhamos, menos resultados obtemos e isso nos gera uma frustração, e como consequência o nível de estresse aumenta e o resultado é a “ansiedade”. E tudo isso se reflete para o nosso corpo, a sensação de cansaço, dores, angústia e etc. Ou seja se você não cuida da sua saúde mental isso afetará seriamente a saúde do seu corpo.

Quando não conseguimos encontrar tranquilidade dentro de nós mesmos, de nada serve procurá-la noutro lugar.”–François de la Rochefoucauld–

Porém, é importante se desconectar não só do trabalho, desconectar de tudo aquilo que traz más energias, que deixa tudo mais pesado, carregado, e isto também tem muito haver com pessoas. É muito importante você priorizar sua saúde tanto física quanto a emocional. E o emocional também está ligado com as pessoas que você convive, pois de certa forma você permite que elas controlem tudo o que sente. Então é importante desconectar de pessoas que te prejudicam emocionalmente, e se conectar com aqueles que se importam com seu bem-estar, que te traz boas energias de verdade.

Desconectar-se das novas tecnologias

As novas tecnologias potencializaram e melhoraram a nossa comunicação e o fluxo de informação, mas também contribuíram para deteriorar a nossa qualidade de vida e a nossa saúde Esta é a conclusão a que chegaram muitos estudos realizados em áreas como a medicina e a psicologia. Como eu disse a tecnologia não é ruim, mas de certa forma ela nos torna como escravos, como se dependêssemos dela para tudo. As novas tecnologias, e em particular as redes sociais virtuais, são absorvedoras e dificultam a tarefa de estabelecer limites entre o pessoal e o profissional. 

Dicas para nos desconectarmos

  • Rir e se divertir ao máximo deve ficar no topo das tarefas a realizar. É sempre bom passar um tempo com as pessoas que amamos e até mesmo fazer novas amizades, sair e se divertir, isso nos traz bons sentimentos e uma sensação verdadeira de “estar em paz”, “estar feliz”.
  • Leia, não digo isso só porque amo ler , mas por experiência própria eu digo que ler é como uma calmaria, li uma vez em algum lugar “livros são como um hospital para as mentes”, e isso faz todo sentido claro quando você faz boas escolhas na hora de ler então, escolha bons livros !. Livros são como uma janela para o mundo.
  • Viaje, conheça lugares novos, se conecte com a natureza, com tudo que é belo e natural, passe a observar as coisas simples e que dão cor, sentido para a nossa vida. A natureza também traz “paz”, descanso e alivio para alma, mente e corpo. Então conecte-se com tudo que transmita boas energias, e te traz vida. Você já deve ter ouvido falar de Diogo Guerreiro, para quem não sabe, Diogo é um atleta que viajou o mundo, foi o capitão mais jovem do Brasil a dar a volta no planeta de veleiro. Também é íntimo da costa brasileira: fez a travessia do Chuí ao Oiapoque de windsurf. Estão entre suas aventuras mais recentes cruzar o estreito de Magalhães a bordo de sua prancha e atravessar a Groenlândia a pé. Em uma de suas entrevistas ele diz;

Eu sou um aventureiro profissional. Vivo fazendo aventuras e gravando programa de televisão. As minhas aventuras são para lugares meio remotos, em que a gente desconecta do mundo e fica totalmente focado no presente. Não existe superficialidade. O fato de desconectar faz com que a gente se reconecte com nós mesmos, comece a dar atenção para o que realmente importa. Na sociedade a gente é muito solitário, nosso tempo tá sempre consumido por alguma coisa. Ou a gente tá falando com alguém, ou tá no Instagram, ou tá mandando mensagem. Muito pouco tempo a gente se permite a reflexão pura. Essa abundância de informação faz a gente perder um pouco essa conexão íntima com nós mesmos. Quando a gente faz uma jornada dessas, como a última que fiz à Groenlândia, 26 dias a pé, com um trenó com tudo que eu precisava, barraca, comida, foi uma oportunidade fantástica de pensar sobre a própria vida, reavaliar os valores.

Eu torno a dizer, conecte-se com as coisas mais belas da vida, que o resultado sem dúvidas será muito benéfico para sua vida, realmente muito positivo. Então desconecte-se para se conectar consigo mesmo.

  • Para podermos desfrutar melhor do nosso tempo livre, o ideal é não andar com dispositivos móveis como o celular e o computador, pois eles estragam tudo. Quando a mente se desvincula da pressão e do excesso de trabalho ela pode criar livremente. Adicionalmente, é também neste momento que temos ideias mais claras e uma maior tranquilidade para resolver qualquer problema.
  • ARTE ! é só uma dica, mas se você aprecia a arte, procure se conectar à ela, através da arteterapia, musicoterapia é uma forma de se reconectar. ARTE É CURA !! 🙂

Enfim, esse foi o post de hoje, DESCONECTAR PARA CONECTAR ! pois vivemos sempre ansiosos, estressados, nossa mente se encontra exausta e tudo que precisamos é de “paz” e “descanso”. Nossa alma deseja isto, nosso corpo , nossa mente pede isto, então por que não atender nossas necessidades e cuidar de nós mesmos? Devemos nos priorizar se quisermos viver bem ! então se dê essa atenção, e cuide de si mesmo. SE AME ! 🙂

Um comentário em “DESCONECTAR PARA CONECTAR

  1. Eu vi que tinha post novo e corri aqui para ler… rs
    Acho essa uma discussão bem legal a ser levantada. E gostei particularmente de você não só apontar o problema, mas também oferecer dicas baseadas na sua experiência.
    A cada dia parece mais difícil nos desconectamos das coisas e nos conectarmos conosco e com as pessoas. Acho que isso passa pelo caminho de sermos sinceros conosco mesmo. Assumirmos quais são as energias e motivos que nos impulsionam a tomar as decisões que tomamos.
    Enfim, adorei!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s