“O silêncio é a resposta dos sábios”

“O mais competente não discute, domina a sua ciência e cala-se.”
Voltaire

Sábio é aquele que, em silêncio, desenvolve um estado mental que o ensina a ser prudente e coerente com o que vai dizer. Nesse silêncio, pode parecer óbvio, mas quanto mais pensamos, menos vamos falar. Falar mais é pensar sempre menos.

Certamente, você já passou por situações em que falou mais que deveria o até mesmo falou o que não deveria, por impulso, por raiva enfim uma situação constrangedora e ruim. Em situações como estas somos sempre convidados a debater, a expor nossa opinião, o que sentimos, e a consequência disto é o “falar sem pensar “. É o resultado da emoção, do que sentimos e por isto é importante às vezes ouvir a razão.

Há algum tempo eu tenho passado por situações complicadas, e para mim é como um teste, um processo de amadurecimento onde o silêncio tem sido um exercício diário. Eu pratico o silêncio para não perder meu equilíbrio emocional, não agir por impulso embora minhas emoções peçam ao contrário. E por isso eu quis falar sobre isto hoje, as vezes você se encontra em momentos de crise, onde há pessoas tentando tirar a sua paz e fazer com que você perca o seu autocontrole dando a eles o que desejam, agressividade e que haja com ignorância, justamente para que você demonstre ser o que não é. O silêncio é a resposta mais sábia que podemos dar nestes momentos, mesmo sendo difícil ficar calado quando por algum motivo algo não te agrada, se você agir e falar sem pensar, haverá uma grande chance de você ser afetado pelas circunstâncias externas.

Quando o sábio é testado a dizer aquilo que o tolo quer ouvir, basta o silêncio para distorcer seu modo habitual de se impor. Por isso, quando se diz por meio do silêncio, cala a arrogância. O silêncio é uma virtude que revela o olhar dos sábios.

Vivemos em um mundo destituído de consciência e infelizmente muito cruel, há uma falta de empatia nas palavras, no modo de agir, ninguém se importa de verdade. Nós recebemos às informações mas não nos preocupamos com as formações, com os fundamentos e se realmente existe um fundamento, falamos o que escutamos, e logo não nos importamos com a verdade.

Os antigos falavam pouco, liam pouco e pensavam muito sobre o pouco que falavam e liam. Hoje lê-se muito, fala demais e pensa de menos”. Clara Dawn

O silêncio pode parecer um ato de covardia para os tolos, mas ele é um lugar no nosso interior um espaço dentro de nós para a reflexão, para que possamos pensar, falar e agir com sabedoria. Em alguns casos o silêncio pode ser sinal de algum problema interno, o que causa depressão, ansiedade, e outras doenças psicológicas. Nestes casos é importante você dizer o que sente, mas somente para pessoas que realmente tem boas intenções. Digo isto porque, existem pessoas maldosas e sabemos disto, e não é surpresa que a maioria delas usem a nossas dores, as nossas cicatrizes para nos difamar, e fazer dos nossos problemas ainda maiores. É triste, mas é a realidade do que vivemos, do que enfrentamos.

Enfim, que o nosso silêncio seja abastecido com palavras de bondade e amor, que nele possamos procurar e achar o nosso equilíbrio emocional. Que o nosso silêncio não seja encarado como uma covardia ou medo, mas sim uma possibilidade de dizer de forma honesta, sem precisar ferir verbalmente,assim tendo uma consideração por quem vai ouvir não importando quem seja ou o que ela tenha feito.

E não se preocupe com o barulho, pois é por meio dele é que se revela o silêncio. 🙂

“Demore na dúvida, e descubra a sabedoria que insiste em se esconder na ausência de palavras. Padre Fábio de Melo

Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores. Khalil Gibran “

Se o que tens a dizer não é mais belo que o silêncio, então cala-te. Pitágoras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s